Realizou-se nos dias 3 e 4 de fevereiro, na sede do Comité Olímpico de Portugal, a Conferência Intermédia de “Apoio à Implementação da Boa Governação no Desporto” (SIGGS).

Esta conferência, contou com as presenças do Diretor para o Desporto e Juventude da Comissão Europeia, António Silva Mendes, do Vice-Presidente da European Athletics e CEO interino da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Jean Gracia, e do CEO da FIBA Europa, Kamil Novak entre outras figuras do desporto e do Movimento Olímpico.

Diversos temas como “A Boa Governança no contexto da Agenda Olímpica 2020”, “Caminhos para a implementação da Boa Governança no Desporto” e  a apresentação de Boas Práticas nas Federações Internacionais de Ski e de Basquetebol, foram abordados ao longo destes dois dias.

Os representantes dos Comités Olímpicos juntamente com os representantes do gabinete dos Comités Olímpicos Europeus efetuaram uma primeira avaliação do questionário de auto avaliação preenchido pelas Federações Desportivas e Comités Olímpicos Nacionais parceiros deste projeto.

Decorrente desta primeira fase de análise e avaliação o Comité Olímpico de Portugal irá brevemente realizar um workshop com todas as federações desportivas que integram o SIGGS a nível nacional. Nessa sessão de trabalho serão analisados os resultados, bem como, delineadas as próximas ações para a implementação do SIGGS em Portugal.

Este projeto tem por objetivo dotar os Comités Olímpicos Nacionais e Federações Desportivas Nacionais de ferramentas robustas e eficazes para enfrentar os desafios emergentes na governação das organizações desportivas, colocados como prioridade do Movimento Olímpico no âmbito da Agenda Olímpica 2020. O projeto tem o apoio do Comité Olímpico Internacional (COI) através da sua Comissão de Ética, e tem como documentos de referência os princípios básicos universais de boa governação do Comité Olímpico Internacional (COI) e os princípios da UE em matéria de boa governação no desporto.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais