O Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, organizou no passado dia 23 de maio, em Setúbal, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência “Desporto, Património da Humanidade”.

Esta iniciativa decorreu no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 e das celebrações nacionais do Dia Olímpico, assinalando um mês para a data de comemoração do Dia Olímpico.

O orador convidado foi o Professor Doutor Pedro Manuel Cardoso que apresentou aos presentes a sua interpretação sobre a importância de preservar o Património do Desporto, apresentando alguns exemplos da forma como esta poderá ser feita, tendo em conta, por exemplo, a região à qual o património diz respeito.

Pedro Manuel Cardoso é Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Antropólogo e Museólogo. Investigador e Docente Universitário. Autor de obras no domínio da antropologia, museologia, gestão do Património, e Arte. No domínio da antropologia é autor da descoberta da Estrutura da Relevância (2008). Co-fundador do Museu da Gestualidade (1994). Nomeado oficialmente para vários projetos interministeriais, dos quais destaca a Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (MDN/PCM). Autor dos projetos “Museu Nacional do Desporto” (1999 e 2008) e “Casa da Cultura do Olimpismo” (2016), Membro da Comissão “Cultura e Desporto” do Comité Olímpico de Portugal. Membro da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia. Membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM/UNESCO).

Patrocinadores/Parceiros Nacionais