A Conferência Internacional Desporto Desenvolvimento e Paz decorreu na manhã desta quinta feira, dia 6 de abril, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP).

Pelo auditório passaram vários testemunhos de personalidades que estão diretamente ligadas a programas de apoio a refugiados através do desporto.

O dinamarquês Michael Pedersen falou sobre a experiência que tem desenvolvido em projetos na África do Sul e no Perú. Pedersen considera que o desporto é uma ferramenta essencial para a inclusão. É fundador da “M INC.> Change the Game” e trabalha na área da boa governação, transparência, ética, integridade e capacitação.

Também pelo painel de oradores passaram os testemunhos de 3 jovens refugiados em Portugal. São casos de sucesso, que passam pela integração na sociedade portuguesa, através da prática desportiva, constituindo esta um alicerce para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Aproveitando a comemoração do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, o presidente do COP, José Manuel Constantino, entregou o Troféu do Comité Olímpico Internacional “Sport Beyond Borders”, ao Conselho Português para os Refugiados, na pessoa da sua presidente e fundadora Maria Teresa Tito de Morais Mendes.

No final da sessão foi inaugurada a exposição “Sem Muros” da autoria da fotógrafa Clara Azevedo.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais