O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024 recebeu cerca de trinta Comités Olímpicos e Paralímpicos Nacionais dos cinco continentes no sentido de apresentar o projeto que está a desenvolver para receber os Jogos da XXXIII Olimpíada.

A mais de cinco anos dos Jogos, o Comité Organizador de Paris 2024 conta agora com a experiência, as expetativas e as diferenças culturais dos participantes para enriquecer o seu projeto em aspetos relacionados com a construção da Aldeia Olímpica, as cerimónias de celebração e o envolvimento nos programas de voluntariado e de educação, entre outros.

Paris 2024 garantiu a presença de gigantes dos Jogos, como os Estados Unidos da América, China, Rússia, Grã-Bretanha, Brasil e Japão, mas também de países com uma menor representação de atletas, como a Eritreia, a Guatemala ou Andorra, no sentido de ampliar o espectro de experiências e expetativas.

O trabalho agora apresentado contou também com o resultado da consulta à Comissão de Atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), por ocasião do Fórum de Atletas do COI realizado no passado mês de abril em Lausanne. Nessa ocasião, 53 atletas, representando 24 países, 23 disciplinas e 13 edições dos Jogos, foram questionados sobre as suas experiências e expetativas acerca das diferentes Aldeias Olímpicas por onde passaram.

O Comité Olímpico de Portugal esteve representado neste encontro por Marco Alves, diretor do Departamento de Missões e Preparação Olímpica.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais