Jantar Comemorativo teve lugar no Museu de Marinha

Realizou-se ontem, dia 29 de Novembro, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, o Jantar Comemorativo do 103º Aniversário do Comité Olímpico de Portugal. Durante o evento, foram entregues os Prémios e Galardões COP 2012. Marcaram presença no Jantar várias individualidades ligadas ao desporto português.

A abertura das comemorações coube ao Presidente do COP, Comandante Vicente Moura, neste que será o último aniversário sobe a sua presidência, uma vez que deixará a direcção da instituição em Março do próximo ano, completando assim um ciclo em que esteve ligado aos destinos do olimpismo nacional desde 1981.

O Presidente do Comité Olímpico de Portugal historiou um pouco o seu percurso olímpico e aproveitou o ensejo para se despedir e agradecer o apoio e cooperação de todos os dirigentes que integraram ou colaboraram no decorrer dos seus mandatos, entregando-lhes uma pequena oferta de reconhecimento e gratidão, tendo também homenageado os membros já falecidos.

Cumprindo a tradição, um dos momentos altos da noite foi a entrega dos Prémios e Galardões COP 2012, que se destinam a reconhecer o mérito das pessoas singulares ou colectivas que estiveram em destaque no ano desportivo do país.

Foram vários os premiados, com destaque para a dupla olímpica Emanuel Silva e Fernando Pimenta, que conquistaram em Londres a Medalha de Prata de Canoagem K2 1000m, premiados com a “Medalha Olímpica”. A judoca Ana Hormigo recebeu o Prémio Fair Play e o Dr. Miguel Nobre Ferreira recebeu a “Ordem Olímpica”, a mais alta distinção do COP. Foi também premiado o velejador João Rodrigues pelas suas seis presenças em Jogos Olímpicos.

Veja aqui a lista de Premiados e Galardoados.

Também como vem sendo usual, o Comité distinguiu alguns dos seus colaboradores pelos anos de dedicação. Às empresas Desportímedia e Cunha Vaz & Associados que assessoriam o COP nas áreas de Marketing e Comunicação desde 2010 e 2012, respectivamente, foi atribuído o Prémio Reconhecimento COP. Foi também entregue uma lembrança ao Director do Museu de Marinha, como agradecimento pela cedência daquele prestigiado espaço para a realização das comemorações.

O serão terminou com a intervenção do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre. Tal como em todos os eventos do Comité Olímpico de Portugal a cerimónia iniciou-se com o Hino Olímpico e finalizou com o Hino Nacional.

O dia foi também marcado pelo lançamento do livro Evocações Olímpicas, da autoria de David Sequerra, que teve lugar na sede do COP.

O lançamento foi precedido do descerramento da placa comemorativa do feito alcançado por Emanuel Silva e Fernando Pimenta, que em Londres conquistaram a Medalha de Prata em Canoagem K2 1000m. Esta placa junta-se assim no mural Fama Olímpica às restantes homenagens às medalhas Olímpicas conquistadas por Portugal. A cerimónia decorreu na presença dos dois atletas.

Veja aqui a galeria do Jantar Comemorativo do 103º Aniversário do COP.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais