Acaba de decorrer, na sede do Comité Olímpico de Portugal, a cerimónia de apresentação dos Prémios COP / Fundação Millennium bcp Ciências do Desporto instituídos a partir de 2014 pelo Comité Olímpico de Portugal em parceria com a Fundação Millennium bcp.

Estes prémios destinam-se a distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto.

São seis as áreas distinguidas por estes prémios. Nos anos pares, a iniciar em 2014, as áreas a concurso são o Treino Desportivo, a Psicologia e Pedagogia do Desporto e a Medicina do Desporto. Nos anos ímpares, a iniciar em 2015, as áreas a concurso são a Fisiologia e Biomecânica do Desporto, a Gestão e Desenvolvimento do Desporto e a História e Sociologia do Desporto.

Anualmente e para cada área, o COP irá atribuir um primeiro prémio, no valor de 5.000€, e duas menções honrosas.

Na cerimónia de apresentação marcou presença José Manuel Constantino, Presidente do COP, Fernando Nogueira, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp, Helena Mena, membro do Conselho de Administração da Fundação Millennium bcp, Rosa Mota, Campeã Olímpica e Vice-Presidente do COP, Presidentes de várias Federações e membros das comissões consultivas do COP, entre outras figuras do movimento olímpico.

“Com este ato dá-se um significativo contributo à valorização das ciências do desporto. O COP está grato às universidades e escolas superiores de desporto que connosco celebraram os protocolos de colaboração bem como à Fundação Millennium bcp que patrocinará os prémios de investigação científica”, afirmou o Presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Fernando Nogueira, Presidente da Fundação Millennium bcp, afirma: “A Fundação Millennium bcp dedica particular atenção à promoção da cultura e das ciências sociais e humanas e reconhece o desporto como o fator de identidade cultural, agregador da sociedade e promotor do desenvolvimento económico e social e da cidadania.”

 

Comité Olímpico de Portugal assina protocolo de cooperação com 9 universidades

Durante a cerimónia decorreu também a assinatura de um protocolo de cooperação entre o COP e nove universidades, comprometendo-se as várias instituições a cooperar com o COP no desenvolvimento das atividades do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Desportivo, que terá como missão a implementação de projetos e ações em diversos domínios da investigação científica, formação contínua e avaliação e controlo do treino na preparação olímpica e no alto rendimento desportivo.

Assinaram protocolo com o Comité Olímpico de Portugal as seguintes Universidades:

  • Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, representada pelo Vogal do Conselho Diretivo – Doutor Rui Corredeira;
  • Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, representada pelo Diretor da Faculdade – Professor Doutor António Figueiredo;
  • Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, representada pelo Presidente da Faculdade – Professor Doutor José Alves Dinis;
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, representada pelo Vice-Reitor – Professor Doutor António José Silva;
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior, representada pelo Presidente da Faculdade – Professor Doutor Pedro Guedes de Carvalho;
  • Universidade de Évora, representada pelo Pró-Reitor – Professor José Godinho Calado;
  • Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, representada pelo Diretor da Faculdade – Professor Doutor Jorge Proença;
  • Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, representada pelo Vice-Presidente do Instituto de História Contemporânea – Professor Doutor Luís Farinha;
  • Escola Superior de Desporto de Rio Maior do Instituto Politécnico de Santarém, representada pela Diretora Escola Superior de Desporto de Rio Maior – Professora Rita Santos Rocha e pelo Presidente do Instituto Politécnico de Santarém – Professor Doutor Jorge Alberto Guerra Justino.

 

Patrocinadores/Parceiros Nacionais