As recém-criadas Comissões Consultivas do Comité Olímpico de Portugal tomaram posse este final de tarde, na sede do COP, perante um auditório completamente lotado. Várias personalidades do desporto nacional, bem como de outras áreas da sociedade portuguesa, compõem estes novos órgãos, naquela que foi uma das primeiras medidas tomadas pela nova Comissão Executiva, eleita no final do passado mês de março.

Para o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, este foi um momento importante na vida da instituição que lidera. “O Comité Olímpico é, naturalmente, uma casa do desporto que tem de ter as portas e as janelas abertas ao conhecimento, ao saber, à ciência e à cultura. Como tal, as pessoas que hoje tomaram posse irão, certamente, valorizar o desporto nas diversas áreas onde intervêm. São todas elas um exemplo cívico na sua vida pública, veiculando também os nobres valores do Olimpismo”.

José Manuel Constantino acrescentou ainda que “o prestígio, competência e profissionalismo dos elementos destas Comissões, capacitarão o COP a estar à altura da enorme responsabilidade de contribuir para a sociedade portuguesa não só no plano desportivo, mas também nos planos económico-financeiro, educativo, formativo, cultural, ambiental, social e politico”.

Também o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, realçou a importância deste momento simbólico. “Não é fácil juntar tantas personalidades dos mais diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Por isso, estou expectante com aquilo que estas Comissões irão gerar, certamente contribuirão para levar o desporto para patamares mais elevados. Num momento particularmente difícil para o país, é fundamental estarmos unidos para que do esforço coletivo resultem resultados positivos. O Comité Olímpico de Portugal dá um excelente exemplo neste sentido”.

Emídio Guerreiro aproveitou ainda a ocasião para revelar em primeira mão aos presentes, que minutos antes havia nomeado o novo Provedor para a Ética no Desporto, o Prof. Manuel Sérgio.

De referir, que no total são nove as comissões criadas, da Cultura ao Ambiente, passando pelas Mulheres, Educação Física e Desporto na Escola, Desporto para Todos, Treinadores, Economia e Fiscalidade no Desporto, Médica e Jurídica.

 

Clique aqui para ler o discurso do Presidente do Comité Olímpico de Portugal

Patrocinadores/Parceiros Nacionais