Em julho de 2013 tomaram posse as Comissões Consultivas do Comité Olímpico de Portugal, criadas para serem um apoio indispensável ao trabalho do COP em diferentes áreas, iniciativas e trabalhos realizados. Um ano passado importa fazer o balanço do trabalho executado por esta comissão.

Considerando as competências adstritas à Comissão Mulheres e Desporto, encontra-se a referida comissão, em parceria com IDPJ e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, a realizar um estudo de natureza quantitativa e outro qualitativo que permitam o avaliar da realidade da participação das mulheres no desporto, os seus principais constrangimentos e dificuldades, assim como o desenho do percurso histórico da participação olímpica das mulheres portuguesas.

A comissão encontra-se igualmente a analisar diversos documentos internos do COP, nomeadamente contratos de alto-rendimento, revista Olimpo, entre outros, com o objetivo de avaliar o uso de linguagem inclusiva e fazer a proposta da sua revisão caso necessário.

Publicará a curto prazo na revista Olimpo as principais proposta estratégicas de ação para a igualdade de género no Desporto emanadas pela União Europeia para os anos 2014-2020.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais