Um ano após a tomada de posse das nove Comissões Consultivas do Comité Olímpico de Portugal (COP), criadas pela atual comissão executiva do COP para prestarem apoio em diferentes domínios da sua ação, a Comissão de Educação Física e Desporto na Escola apresenta o balanço do trabalho feito até ao momento.

Ao iniciar a sua atividade, a Comissão de Educação Física e Desporto na Escola sentiu necessidade de especificar e aprofundar o âmbito da sua intervenção no seio do COP e das relações com o movimento associativo desportivo e o sistema de ensino.

Assim, o primeiro trabalho da Comissão foi elaborar um documento com os princípios, o enquadramento, a orientação estratégica e as propostas de ação da Comissão. O documento foi apresentado ao presidente do COP, tendo merecido a sua concordância.

As diferentes propostas de trabalho apresentadas pela Comissão estão em fase de planeamento ou já de implementação.

Das ações já realizadas, destaca-se a reunião tida com o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, na qual foram apresentadas várias propostas de cooperação entre esta estrutura e o COP.

Aguarda-se o agendamento para breve de reuniões com a Confederação Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física (CNAPEF) e a Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF).

A criação de um “Kit Olímpico” e a edição de documentação que ajude a promover o Olimpismo nas escolas, a promoção de programas de avaliação da condição física com vista à identificação de jovens com elevado potencial desportivo e a colaboração na organização de um grande evento olímpico escolar, são alguns dos projetos em estudo e cuja concretização se prevê para os próximos dois anos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais