As celebrações nacionais do Dia Olímpico 2016 vão decorrer nos dias 29 e 30 de maio na cidade de Setúbal. O Parque Urbano de Albarquel foi o local escolhido para a realização de um vasto conjunto de iniciativas, onde diversos Atletas Olímpicos marcarão presença.

29 DE MAIO

10:00 | Corrida e Caminhada do Dia Olímpico

Iniciativa aberta a toda a comunidade e com a participação de atletas Olímpicos. Ambas as provas têm início e fim no Parque Urbano do Albarquel. A corrida terá uma distância de 6km e a Caminhada 5 km. A participação é gratuita e todos os participantes recebem uma t-shirt alusiva ao Dia Olímpico. Os interessados deverão dirigir-se ao Parque Urbano de Albarquel a partir das 9h para efetuarem a sua inscrição e receberem a t-shirt.

14:00 às 19:00 | Experiências Desportivas

Atividades de experimentação desportiva acessíveis a toda a comunidade. Com a colaboração de diversas Federações, Associações e Clubes os interessados poderão, em diversas áreas do Parque Urbano de Albarquel, experimentar diversas modalidades olímpicas.

30 DE MAIO

9:00 às 12:30 e 14:00 às 17:30 | Experiências Desportivas

Atividades de experimentação desportiva dirigidas aos alunos do 1.º ciclo das escolas do município de Setúbal. Os alunos e seus professores poderão experimentar diversas modalidades olímpicas.

 

Complementarmente estará patente até ao dia 30 de maio, na Galeria Municipal do 11, na Av. Luisa Todi, a Exposição Olímpica: “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal”.

Com a preocupação de divulgar o trabalho de preservação e salvaguarda da história e da memória do movimento olímpico em Portugal, a Exposição reúne um conjunto de fotografias do arquivo do COP, que nunca tinham sido exibidas, mascotes olímpicas e peças emblemáticas da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos como as camisolas de Francisco Lázaro, Rosa Mota e Carlos Lopes, e as sapatilhas utilizadas por Nelson Évora nos Jogos Olímpicos de Pequim.

O Dia Olímpico é celebrado oficialmente desde dia 23 de junho de 1948, sendo uma das mais importantes datas do Movimento Olímpico, que comemora o nascimento dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Atualmente, com a participação de mais de 150 Comités Olímpicos Nacionais, realizam-se em todo o mundo muitos milhares de atividades desportivas, exposições, debates e conferências educacionais, com o objetivo de promover a prática desportiva, o bem-estar, a cultura e a educação, através dos valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – e dos três pilares do Dia Olímpico – Mexe-te, Aprende e Descobre.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais