O Comité Olímpico Internacional (COI) acordou, por unanimidade, no princípio de atribuir a organização dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028 em simultâneo, decisão qualificada como “win-win-win” para o Movimento Olímpico e para as cidades candidatas, Los Angeles e Paris.

Os membros participantes na 130ª Sessão do COI, em Lausanne, Suíça, na terça-feira, aprovaram a proposta do Conselho Executivo apresentada no dia 9 de julho, destacando as “circunstâncias excecionais e as oportunidades únicas apresentadas pelas candidaturas de Los Angeles e Paris para os Jogos Olímpicos 2024.”

Eis a redação final do texto aprovado pela 130ª Sessão do COI:

“1. Autorizar o Conselho Executivo do COI a celebrar um acordo tripartido com Los Angeles e Paris, e os respectivos Comités Olímpicos Nacionais, para a eleição simultânea das cidades anfitriãs dos Jogos Olímpicos 2024 e 2028 durante a 131ª Sessão do COI em Lima;

2. Se tal acordo tripartido for concluído, a 131ª Sessão do COI ratificá-lo-á, elegendo uma cidade para os Jogos Olímpicos 2024 e a outra cidade para os Jogos Olímpicos 2028. Para esse efeito, a 130ª Sessão do COI renuncia aos sete dias do prazo previsto na Regra 33.2 da Carta Olímpica; e

3. Se tal acordo tripartido não for concluído, a 131ª Sessão do COI procederá à eleição da cidade anfitriã 2024 de acordo com o procedimento eleitoral atual “.

Pouco depois da decisão, os presidentes dos municípios de Los Angeles, Eric Garcetti, e de Paris, Anne Hidalgo, manifestaram o desejo de chegar a um acordo, fazendo uma aparição surpresa antes da Sessão, para agradecer aos membros do COI.

JOGOS DE INVERNO

O COI aprovou também duas alterações fundamentais em relação ao processo de candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de Inverno, de 2026: a fase de convites às cidades passa a durar um ano e o tempo formal das candidaturas é reduzido de dois para um ano.

Com estas alterações, o COI pretende reduzir custos, simplificar procedimentos e ter maior disponibilidade para dar assistência às cidades candidatas.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais