Decorre entre hoje e amanhã, em Lisboa, uma Cimeira Inter-Regional sobre Políticas Desportivas e cooperação Inter-Regional, organizada pelo Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS). O evento terá lugar no Palácio Foz e contará com a presença de representantes da UEFA, da FIFA e da UNESCO. O Presidente do Comité Olímpico de Portugal é também um dos convidados. O objetivo deste evento passa por reunir em Lisboa membros de diferentes comunidades linguísticas para criar grupos que trabalhem temas como integridade financeira no desporto, segurança e proteção de menores.

 

Na Cimeira Inter-Regional de Política Desportiva participarão, entre outros, representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Commonwealth, da comunidade de língua francesa, e de países do Golfo Pérsico.

 

Emanuel Medeiros, CEO do ICSS para a Europa e América Latina, considerou que a cimeira é “um reconhecimento de que existem problemas que exigem uma ação concertada à escala global”, nomeadamente ao nível da governação e da salvaguarda da integridade.

 

“Queremos fazer uma abordagem global, atacar sintomas e oferecer um ‘cocktail’ de antibióticos para os solucionar”, afirmou Emanuel Medeiros.

 

O dirigente do ICSS classificou o organismo, criado há cinco anos, “como uma referência mundial nos domínios da segurança, integridade das competições e da luta pela defesa dos direitos humanos, sobretudo no que diz respeito à proteção de menores”.

 

“Não há modalidades que estejam imunes a apostas ilegais, a fraudes desportivas, a evasão fiscal e ao tráfico de menores” referiu Emanuel Medeiros, acrescentando que “em face das ameaças que pairam sobre o desporto, só uma abordagem global e concertada pode ser eficaz”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais