O Comité Olímpico de Portugal em parceria com os municípios de Vila Franca de Xira, Almada e Braga e a Universidade do Minho vai organizar o Ciclo de Conferências: O Homem Máquina. Discursos sobre o Corpo.

Aberto ao público em geral, este projeto é constituído por um ciclo de conferências com seis sessões. Três serão organizadas no mês de dezembro de 2014 e as restantes no primeiro trimestre de 2015.

Pretende-se assim criar um espaço informal de encontro com várias personalidades (escritores, políticos, jornalistas, desportistas, académicos, médicos, artistas plásticos, etc.) acerca dos diversos quadros de leitura sobre o papel do corpo, numa perspetiva histórica e contemporânea, tendo por objetivo aprofundar a reflexão e o debate sobre um dos temas mais transversais da história das ciências humanas, com especial enfoque para relação de identidade e imagem social do corpo com o discurso e as práticas desportivas.

 

Vila Franca de Xira, 5 de dezembro de 2014

“O Corpo atleta, entre a dor e o prazer”, por Ana Santos

A primeira Conferência, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira está prevista para o dia 5 de dezembro, às 19h, no Auditório da Fábrica das Palavras da Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira e terá como tema: “O Corpo atleta, entre a dor e o prazer” desenvolvido pela Professora Ana Santos, professora de Sociologia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.

Para mais informações e inscrições os interessados deverão contactar a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira através do seguinte endereço: desporto@cm-vfxira.pt

FLYER_Homem Maquina_vila franca de xira_5-12-2014

 

Braga, 10 de dezembro de 2014

“Os caminhos do Corpo: Os diálogos entre o TER corpo e o SER corpo”, por Camilo Cunha

Daremos continuidade ao Ciclo de Conferências no dia 10 de dezembro, pelas 16h na Universidade do Minho. O tema em análise será “Os caminhos do Corpo: Os diálogos entre o TER corpo e o SER corpo” será desenvolvido pelo Professor Camilo Cunha, professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho e reconhecido investigador nos estudos da educação física e formação de professores em Portugal.

Os interessados em participar deverão contactar a Câmara Municipal de Braga para mais informações. Esta conferência é organizada pelo Comité Olímpico de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Universidade do Minho.

FLYER_Homem Maquina_braga_10-12-2014

 

Almada, Feijó, 16 de dezembro de 2014

“O envelhecimento do herói, que lugar no mundo?”, por Jorge Crespo

Para concluir as sessões de 2014, no dia 16 de dezembro, pelas 19h, o Comité Olímpico de Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Almada organizará no auditório do Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, a conferência “O envelhecimento do herói, que lugar no mundo?”.

Esta conferência estará a cargo do Professor Jorge Crespo, professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e reconhecido especialista nos estudos do corpo e do jogo em Portugal.

Os interessados deverão inscrever-se através do formulário de inscrição online: www.m-almada.pt/homemaquina

FLYER_Homem Maquina_almada_16-12-2014

Oportunamente serão divulgadas as informações relativas às três sessões previstas para 2015.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais