O Comité Olímpico de Portugal vai organizar, em parceria com os municípios de Lousada e Oeiras e com a Universidade de Évora, a segunda fase do Ciclo de Conferências: O Homem Máquina. Discursos sobre o Corpo.

No seguimento das três conferências realizadas em dezembro de 2014 (Vila Franca de Xira, Braga e Almada) pretende-se criar um espaço informal de encontro com várias personalidades (escritores, políticos, jornalistas, desportistas, académicos, médicos, artistas plásticos, etc.) acerca dos diversos quadros de leitura sobre o papel do corpo, numa perspetiva histórica e contemporânea, tendo por objetivo aprofundar a reflexão e o debate sobre um dos temas mais transversais da história das ciências humanas, com especial enfoque para relação de identidade e imagem social do corpo com o discurso e as práticas desportivas.

A culminar o Ciclo de Conferências: O Homem Máquina. Discursos sobre o Corpo, o Comité Olímpico de Portugal fará a edição e publicação das diferentes perspetivas sobre o Corpo Desportivo abordadas no decorrer das seis conferências.

 

Oeiras, 12 de Março

Atlas do Corpo e da Imaginação” por Gonçalo M. Tavares

Homem Máquina_Oeiras

A primeira Conferência, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras decorrerá no dia 12 de março, às 18:30h, no Palácio Marquês de Pombal e terá como tema o “Atlas do Corpo e da Imaginação” desenvolvido pelo escritor Gonçalo M. Tavares.

Gonçalo M. Tavares é um dos mais conceituados escritores portugueses com um percurso literário amplamente reconhecido a nível nacional e internacional. Mais de 30 títulos publicados, de diferentes géneros literários, cerca de 290 traduções em trinta e seis línguas, com edição em quarenta e oito países. É um dos dez escritores que fazem parte do Comité do Finnegan’s List 2014, European Society of Authors. Da extensa lista de reconhecimento realce para o Prix littéraire Européen (2011), o Grande Prémio de Romance e Novela APE (2011), Prémio Portugal Telecom Brasil (2014, 2011 e 2007), Prix du Meilleur Livre Étranger (2010), Prémio Belgrado (2009), Prémio Internazional Trieste (2008), Prémio José Saramago (2005) ou o Prémio Branquinho da Fonseca/Fundação Calouste Gulbenkain. Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, dança, peças radiofónicas, curtas-metragens, dança opera, performances, objetos de artes plásticas, projetos de arquitetura, teses académicas, etc.

Gonçalo M. Tavares é Professor de Epistemologia na Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

Para mais informações os interessados deverão contactar a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras através do seguinte endereço: ddesporto@cm-oeiras.pt ou telefone: 214 408 540.

 

Évora, 8 de Abril

“Pensar o Corpo através do Desporto, Hoje: Limite ou Superação? Harmonia ou Excesso?” por João Tiago Lima

 Homem Máquina_Évora

O Ciclo de Conferências terá continuidade no dia 8 de Abril, pelas 18:30h na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora. O tema em análise será “Pensar o Corpo através do Desporto, Hoje: Limite ou Superação? Harmonia ou Excesso?” desenvolvido pelo Professor João Tiago Lima.

João Tiago Lima é Professor Auxiliar com Agregação do Departamento de Filosofia da Universidade de Évora e Investigador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP). Estuda e ensina nas áreas de Filosofia em Portugal, Antropologia Filosófica, Filosofia do Desporto e Bioética.

As suas principais publicações são: “O Fogo do Espírito. Desporto, Olimpismo e Ética”. Lisboa: Academia Olímpica de Portugal – Comité Olímpico de Portugal, 2007; “Existência e Filosofia. O ensaísmo de Eduardo Lourenço”. Porto: Campo das Letras, 2008; “Falar Sempre de Outra Coisa Ensaios Sobre Eduardo Lourenço”. Lisboa e Guarda: Centro de Estudos Ibéricos-Âncora Editora, 2013.

Destaca-se ainda a publicação de artigos ou capítulos de livros: “The Competitive Perception”, Sport, Ethics and Philosophy 6, 1, 2012, London: Routdlege e “Ética e Desporto Profissional. Considerações a partir da perspetiva filosófica de Sílvio Lima”, AAVV (Org. Michel Renaud) Ética e Valores no Desporto, Porto, Afrontamento, 2014.

Para mais informações os interessados deverão contactar a Universidade de Évora através da página de internet: www.uevora.pt ou telefone: 266 740 800.

 

 

Lousada, 10 de Abril

“A Estética do Corpo Desporto” por Teresa Lacerda

Homem Máquina_Lousada

A última ação deste Ciclo de Conferências: O Homem Máquina, Discursos sobre o Corpo ocorrerá no dia 10 de abril, pelas 18:00h, na Biblioteca Municipal de Lousada. Esta conferência, realizada em parceria com o município de Lousada, terá como tema “A Estética do Corpo Desportivo” e será desenvolvida pela Professora Teresa Lacerda.

Teresa Lacerda é Professora Auxiliar Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorada em Ciências do Desporto, Coordenadora do Gabinete de Estética do Desporto e membro efetivo do Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto (CIFI2D) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

É Vice-Presidente da Associação Latina de Filosofia do Desporto e membro do Conselho Executivo da Associação Internacional de Filosofia do Desporto e Membro do Conselho Editorial de diversas publicações especializadas (Filosofia do Desporto).

Para mais informações os interessados deverão contactar a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Lousada através do seguinte endereço: desporto@cm-lousada.pt ou telefone: 255 820 500.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais