Chegaram ao fim os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno | Comité Olímpico Portugal

Os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, que decorreram em Innsbruck, Áustria, chegaram este sábado ao fim com uma cerimónia de encerramento memorável na Medals Plaza.

Esta cerimónia marcou o fim de 10 dias de competições desportivas de classe mundial e actividades culturais e educativas, especialmente projectadas para os mais de 1000 atletas com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos. Estes atletas representaram 70 países, incluindo Marrocos, que se tornou no primeiro país africano a vencer uma medalha num evento olímpico de inverno, quando o atleta Adam Lamhamedi conquistou a Medalha de Ouro no Super-G Masculino.

Mais de 110 mil pessoas assistiram a esta primeira edição, enquanto 1.400 voluntários ajudaram a torná-lo num evento inesquecível.

Os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno fizeram também história devido à inclusão de modalidades que apareceram pela primeira vez no programa olímpico, que se manterão em Sochi 2014. É o caso dos saltos de esqui femininos, o esqui halfpipe e o snowbord slopestyle.

Outra das inovações destes jogos foi a Chave USB Interactiva conhecida como Yogger e distribuída por todos os atletas e oficiais. Além de fornecer aos atletas informações essenciais num formato digital, a Yogger agiu como cartão-de-visita virtual, permitindo aos utilizadores partilhar informações como nomes e endereços de e-mail simplesmente tocando as suas chaves uma na outra. Ao longo dos jogos foram feitas 138.000 interacções Yogger.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno será realizada em Lillehammer, Noruega.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais