Uma equipa de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana desenvolveu o projeto Champ4Life que conta já com o apoio do COP, IPDJ, AAOP, SJPF, entre outras entidades. Este projeto decorrerá no Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa e é direccionado a antigos atletas de alta competição que apresentam actualmente excesso de peso ou obesidade, são inactivos e têm possibilidade de se dirigir à Faculdade de Motricidade Humana.

Ainda numa fase de pré-lançamento, podem inscrever-se para participar neste projeto, com vista à redução da gordura corporal e melhoria da saúde, sem recorrer a medicação ou dietas, e de forma gratuita, enviando um email com o contacto telefónico para champ4life@fmh.ulisboa.pt ou via telefone 960035229 e será avaliado o seu interesse e elegibilidade para participar neste estudo.

 Os participantes devem apresentar as seguintes características:

i) ter sido atleta de alta competição e estar no pós-carreira há pelo menos 2 anos;

ii) apresentar peso excessivo/obesidade; 

iii) Atualmente, ser inactivo (não faz exercício com regularidade);

iv) Idade: a partir dos 20 anos e até aos 65 anos

v) e estar disponível para deslocar-se à Faculdade de Motricidade Humana para efetuar as avaliações e participar nas sessões educacionais. Estima-se que as avaliações decorram nos meses de Novembro a Janeiro e as sessões educacionais (1 por semana durante 3 meses) decorram de Fevereiro a Abril (calendário sujeito a alterações).

Serão realizadas diversas avaliações do ex-atleta que poderá saber a sua adiposidade total, regional e abdominal, quantas calorias despende em repouso, a sua aptidão física, exames sanguíneos e outros indicadores de saúde.

O ex-atleta terá acesso aos seus relatórios de avaliação e poderá participar em 12 sessões educacionais semanais perfazendo três meses e que compreendem conteúdos enquadrados em cinco temas:

1. Noções básicas da regulação do balanço energético;

2. Princípios e dicas para uma alimentação saudável;

3. Que atividade física e exercício para gerir o peso?

4. Como ultrapassar barreiras e encontrar estratégias para a gestão do peso;

5. Estratégias para manter o peso perdido.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais