Decorreu hoje a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Lillehammer 2016, com milhares de pessoas a celebrarem a alegria do desporto com os jovens de todo o mundo a serem o centro da ação, naquele que foi o pontapé de saída para 10 dias memoráveis que contarão com 1.100 atletas, 3.000 voluntários e milhares de alunos das escolas locais.

Numa cerimónia dirigida por Sigrid Strøm Reibo, diretora do Teatro Nacional de Oslo, a Lysgårdsbakkene Ski Jumping Arena foi transformada durante 90 minutos num universo cintilante que transportou o espectador numa verdadeira aventura de inverno. A seis vezes Campeã Olímpica Marit Bjørgen, juntamente com 19 jovens noruegueses, transportou a Tocha Olímpica entregando-a depois à Princesa da Noruega Ingrid Alexandra que acendeu depois a pira olímpica.

Andrea Bugnone fez história para Portugal ao entrar no estádio com a Bandeira Nacional, juntamente com os outros dois elementos da Missão Portuguesa, Pedro Farromba, Chefe de Missão, e Sérgio Figueiredo, Diretor Técnico Nacional, tornando-se assim o primeiro atleta português a estar presente nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, depois de Portugal não ter estado representado na primeira edição. A Missão Portuguesa contará também a partir de amanhã, 13 de fevereiro, com uma segunda atleta, Joana Lopes, que era a primeira suplente feminina no esqui alpino e que viu o seu apuramento confirmado depois de uma lesão de outra esquiadora.

Portugal estará representado em quatro disciplinas: Super-G, Slalom Gigante, Combinado e Slalom. Em virtude de ter visto confirmado o seu apuramento em cima da hora e só chegar a Lillehammer amanhã, Joana Lopes não poderá competir em Super-G, ficando assim reduzida a sua participação a duas provas: Slalom Gigante e Slalom. Andrea Bugnone, que competirá nas quatro disciplinas, fará a estreia nacional em Lillehammer 2016 competindo já amanhã em Super-G. Consulte o calendário abaixo.

Esta é a segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, depois de Innsbruck, na Áustria, ter acolhido a edição inaugural, num evento que não contou com a presença de atletas portugueses. Os futuros campeões de amanhã dos desportos de inverno irão competir em sete modalidades. 22 anos depois de ter recebido os Jogos Olímpicos de inverno, esta cidade norueguesa volta a ser o centro dos desportos de inverno mundial ao longo de 10 dias.

 

Calendário dos Atletas Portugueses (Hora de Portugal)

13 de fevereiro (Sábado)
11:00 – Andrea Bugnone – Super-G Masculino

14 de fevereiro (Domingo)
10:30 – Andrea Bugnone – Combinado Masculino / Super-G
13:30 – Andrea Bugnone – Combinado Masculino / Slalom

16 de fevereiro (Terça-Feira)
09:00 – Joana Lopes – Slalom Gigante Feminino / 1ª Manga
11:30 – Joana Lopes – Slalom Gigante Feminino / 2ª Manga

17 de fevereiro (Quarta-Feira)
09:00 – Andrea Bugnone – Slalom Gigante Masculino / 1ª Manga
11:30 – Andrea Bugnone – Slalom Gigante Masculino / 2ª Manga

18 de fevereiro (Quinta-Feira)
09:00 – Joana Lopes – Slalom Feminino / 1ª Manga
11:30 – Joana Lopes – Slalom Feminino / 2ª Manga

19 de fevereiro (Sexta-Feira)
09:00 – Andrea Bugnone – Slalom Masculino / 1ª Manga
11:30 – Andrea Bugnone – Slalom Masculino / 1ª Manga

 

Crédito Fotos: Youth Information Service / IOC

Patrocinadores/Parceiros Nacionais