Decorreu hoje dia 24 de Outubro, no Complexo Desportivo do Jamor a cerimónia de abertura da Semana Olímpica 2011. As actividades foram abertas pela “Madrinha” da Semana Olímpica, a atleta Susana Feitor, que deu as boas vindas a todos, lembrando os jovens que devem «aproveitar estes dias para aprenderem quais os valores olímpicos».

A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha, do Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Nuno Barreto, do Presidente da Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal, António Gentil Martins, do Secretário-Geral da AAOP, Carlos Ribeiro Ferreira, e do ex-atleta e Adjunto do Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Londres2012, Nuno Delgado.

Na sua intervenção o Presidente da CAO, Nuno Barreto, afirmou que «este é o contributo social dos atletas, não apenas para com o olimpismo mas também para com toda a comunidade.»

O secretário de Estado do Desporto e Juventude lembrou que «o olimpismo não é apenas para ser celebrado, mas também para ser vivido», dirigindo-se depois aos jovens presentes, «aprendam o que é o olimpismo e aproveitem a presença de todos estes atletas olímpicos», finalizando a sua intervenção relembrando todos os presentes qual o lema olímpico, «Mais alto, mais longe, mais forte.»

O Presidente do COP agradeceu a presença de todos nesta cerimónia e afirmou que «o COP está mais uma vez satisfeito com esta iniciativa da CAO».

Após as intervenções seguiu-se o celebre momento do acender da pira, com a Madrinha, Susana Feitor, e uma criança escolhida entre as várias presentes a acenderem a chama olímpica.

Na cerimónia de abertura estiveram também presentes os atletas Mário Aníbal (Atletismo), Joaquim Videira (Esgrima), David Maia, Hugo Passos (Lutas Amadoras), Simão Morgado, Nuno Laurentino (Natação), Joana Pratas, Rubrio Basílio, Álvaro Marinho e Miguel Nunes (Vela). De registar também a presença da equipa de Andebol do Sporting Clube de Portugal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais