Para comemorar o relançamento dos Jogos Olímpicos, o Comité Olímpico Internacional organiza desde 23 de junho de 1948 o Dia Olímpico.

Com o objetivo de fazer o Olimpismo chegar a um número cada vez maior de locais e pessoas, o Comité Olímpico de Portugal organizou diversas atividades de celebrações do Dia Olímpico 2016. As diversas iniciativas decorreram nas localidades de Amadora, Setúbal (celebrações nacionais), Sardoal, Lisboa, Ovar, Palmela, Cuba e Santa Maria das Lamas.

O COP organizou e associou-se a diversas instituições na realização de atividades desportivas, formativas e culturais, dirigidas a toda a população, mas com um foco especial para as crianças e adolescentes.

Realizadas ao longo dos últimos meses, abril, maio e junho, as celebrações do Dia Olímpico alcançaram a participação de aproximadamente 7 500 pessoas e 28 Atletas Olímpicos de várias modalidades e de diferentes gerações.

As atividades realizadas em cada um dos locais, durante as comemorações do Dia Olímpico, foram as seguintes:

Amadora

  • Palestra com diversos atletas, organizada pelo Agrupamento de Escolas Fernando Namora, no dia 6 de abril;
  • Competição desportiva entre os alunos das escolas do Agrupamento Fernando Namora, realizada no Complexo Desportivo do Monte da Galega, no dia 7 de abril.

 

Setúbal – Celebrações Nacionais

  • Exposição “Jogos Olímpicos: Memórias e Vitórias de Portugal”, patente na Galeria Municipal do 11, entre 30 de abril e 30 de maio;
  • “Conversas Olímpicas com…”, realizadas nos dias 18 e 25 de maio, reunindo um conjunto de atletas que partilharam as suas experiências nos Jogos Olímpicos;
  • Conferência “Desporto, Património da Humanidade”, no dia 23 de maio;
  • Corrida/Caminhada e Experiências Desportivas para o público, no Parque Urbano de Albarquel, no dia 29 de maio.
  • Experiências Desportivas para as escolas do 1º ciclo, no Parque Urbano de Albarquel, no dia 30 de maio.

 

Sardoal

Palestra “Espírito Olímpico” com a presença de Atletas Olímpicos, organizada pelos alunos do Agrupamento de Escolas do Sardoal, no dia 2 de junho.

 

Lisboa

Dia Olímpico e Festa de Encerramento do Ano Letivo para os alunos do 1º ciclo das escolas de Lisboa, no Estádio Universitário de Lisboa, no dia 3 de junho.

 

Ovar

Sarau do Agrupamento de Escolas Ovar Sul, no dia 3 de junho.

 

Palmela 

Palestra “Espírito Olímpico” com a participação de um Atleta Olímpico e experimentação desportiva, no Colégio St. Peter’s School, no dia 6 de junho.

 

Cuba

Jogos Desportivos da Associação dos Municípios do Alentejo Central com a participação dos alunos das escolas do 1º ciclo dos Concelhos de Cuba, Alvito, Viana do Alentejo e Vidigueira, no dia 8 de junho.

 

Santa Maria de Lamas

Finais do Campeonato Nacional de Hockey 5 destinadas a jovens entre os 5 e os 11 anos, e da Taça de Portugal de Seniores, realizados no Sintético de Lamas, no dia 18 de junho.

 

O Dia Olímpico é uma das mais importantes datas do Movimento Olímpico. Atualmente, com a participação de mais de 150 Comités Olímpicos Nacionais, realizam-se em todo o mundo milhares de atividades desportivas, exposições, debates e conferências educacionais, com o objetivo de promover a prática desportiva, o bem-estar, a cultura e a educação, através dos valores Olímpicos – Excelência, Amizade e Respeito – e dos três pilares do Dia Olímpico – Mexe-te, Aprende e Descobre.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais