A Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) lançou esta terça-feira a Carta do Atleta, documento verdadeiramente pioneiro que reúne todas as matérias respeitantes ao trajeto desportivo dos atletas, no plano dos direitos e dos deveres, e dispõe da informação mais relevante para uma melhor gestão de carreira.

João Rodrigues, presidente da CAO, fez a apresentação da Carta num evento onde estiveram presentes os atletas olímpicos João Pereira e João Silva (Triatlo); Alexis Santos e Diana Gomes (Natação); Marta Onofre (Atletismo); Pedro Dias (Judo); José Costa e Nuno Barreto (Vela).

Tópicos da Carta do Atleta

– Carreira Desportiva

– Contexto Laboral, Direitos de Imagem e Representação

– Carreira Dual

– Apoios Financeiros, Fiscalidade e Proteção Social

– Antidopagem

– Manipulação de Competições

– Pós-carreira Desportiva

– Propriedades Olímpicas e Publicidade nos Jogos Olímpicos

– Informações Jurídicas

– Desporto com Armas

– A Violência, Racismo e Xenofobia no Desporto

– Declaração dos Atletas (Athletes’ Declaration).

 

José Manuel Constantino, presidente do COP, elogiou o trabalho desenvolvido pela CAO, por “nunca abandonar o espírito de missão”, o que vai refletir-se na composição da Missão aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde uma das “responsabilidades institucionais mais relevantes” vai ser atribuída a João Rodrigues.

O presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, também destacou “o conjunto de iniciativas da CAO”, tendo a publicação da Carta do Atleta permitido ultrapassar um problema sempre apontado: “A informação disponível que não está sistematizada” e que, no caso dos atletas, passa a estar.

Veja a reportagem no Canal COP.

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais