O Prémio Ética Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) foi esta terça-feira entregue a Carlos Gonçalves, licenciado em Educação Física (1966), Doutor em Ciências de Educação (1998) e antigo Presidente do Movimento Europeu de Fair-Play.

O percurso de Carlos Gonçalves na Educação Física, iniciado em 1967, é marcado por uma profunda ligação ao estudo e promoção dos temas da ética e do fair-play, nomeadamente no seio do Movimento Europeu de Fair-Play e na Fundação Internacional de Educação Olímpica e Desportiva.

Do reconhecimento do trabalho desenvolvido neste domínio figuram, entre muitas outras, as seguintes distinções: Cruz de Oficial da República da Lituânia; Medalha de Mérito do Comité Olímpico da Rússia (2004); Prémio Internacional de Fair-Play “Desporto e Solidariedade”, do International Fair Play Mecenate (2005); Medalha de Ouro e Prémio Nacional de Fair-Play do Comité Olímpico da Polónia (2011 e 2012); e Prémio Mundial de Fair-Play Willi Daume – 2012, categoria “Promoção dos valores do Espírito Desportivo – outorgado pelo Comité Internacional de Fair-Play, e pela UNESCO.

O Prémio Ética Desportiva do COP destina-se a galardoar ações relevantes em prol dos princípios e valores da ética no desporto, suscetíveis de constituir exemplos virtuosos e pedagógicos, e pode ser atribuído a atletas, dirigentes, treinadores e outros agentes desportivos ou profissões relacionadas com o desporto.

Por lhe ter sido impossível estar presente na Celebração Olímpica, durante a qual foram entregues os Prémios e Galardões 2017, Carlos Gonçalves esteve esta terça-feira na sede do COP, em Lisboa, onde recebeu a distinção. “É o reconhecimento do meu pequeno contributo pelo desporto como valor social a preservar”, disse, tendo acrescentado: “Não posso deixar de lembrar os dirigentes, professores e treinadores que de forma anónima têm uma visão humanista do desporto, e aos quais também dedico este prémio.”

Na ocasião, Carlos Gonçalves ofereceu ao COP o livro “Sê Campeão na Vida”, que considerou a “Bíblia” da Educação Olímpica e foi editado na Grécia em 2000. Das mãos de José Manuel Constantino, presidente do COP, recebeu o livro “NRP Sagres – Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos Rio 2016″.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais