Fogo-de-artifício, um jantar de gala e um espetáculo de raios laser marcaram o extravagante evento que se realizou em Baku, Azerbaijão, para celebração do dia em que falta precisamente um ano para os primeiros Jogos Europeus.

Este marco temporal histórico viu convergirem para Baku representantes dos Comités Olímpicos Nacionais de toda a Europa, jornalistas e outros dignatários estrangeiros para celebrarem o início de uma contagem decrescente de um ano para o que serão os Jogos Europeus Baku 2015. Entre eles, o Chefe da Missão Olímpica nacional, José Garcia.

Baku 2015 serão os primeiros Jogos Europeus, um novo e inovador evento multidesportivo que terá lugar de 12 até 28 de Junho 2015, com 19 modalidades: 16 modalidades olímpicas e 3 não olímpicas. São esperados mais de 6.000 atletas em representação dos seus países durante os 17 dias de competição.

Das modalidades presentes nestes Jogos Europeus, nove incluirão esta competição na qualificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016: Atletismo, Ciclismo, Natação, Taekwondo, Ténis de Mesa, Tiro, Tiro com Arco, Triatlo e Vólei de Praia.

A cidade de Baku foi escolhida em 2012 para organizar esta competição. O Comité Organizador dos Jogos Europeus de Baku (BECOG) irá organizar os Jogos em colaboração com os Comités Olímpicos Europeus (EOC).

“Estamos muito orgulhosos de ter celebrado este importante marco”, disse Azad Rahimov, Ministro da Juventude e Desporto do Azerbaijão e Diretor Executivo de Baku 2015. “O Azerbaijão está muito agradado por sediar os Jogos Europeus e pode sentir-se a emoção por toda a cidade de Baku, no momento em que falta um ano para os Jogos. Os Jogos europeus terão um impacto positivo a longo prazo sobre o nosso país e particularmente sobre a vida dos nossos jovens. Estamos ansiosos para receber pessoas de toda a Europa em Baku para desfrutarem de competições desportivas de classe mundial numa cidade incrível. ”

O Presidente dos Comités Olímpicos Europeus, Patrick Hickey, que o momento em que falta um ano para os Jogos “é o momento perfeito para olhar para trás, para o que o EOC e BEGOC alcançaram juntos ao longo dos últimos dois anos. A escala e o ritmo do desenvolvimento em Baku tem sido notável. Mas não há tempo a perder, dois anos de excelente trabalho trouxeram a oportunidade de organizar uns notáveis primeiros Jogos Europeus e devemos aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Saiba aqui tudo sobre os Jogos Europeus Baku 2015

Patrocinadores/Parceiros Nacionais