Foram ontem apresentadas as mascotes dos Jogos Europeus Baku 2015. Inspiradas na natureza e património do Azerbaijão, a gazela Jeyran e a romã Nar, refletem a orgulhosa história do país e o seu futuro promissor. A dupla irá simbolizar os primeiros Jogos Europeus por todo o mundo promovendo Baku 2015.

Azad Rahimov, Presidente do BEGOC e Ministro da Juventude e Desporto do Azerbaijão, afirmou “Estamos muito felizes por apresentar Jeyran e Nar ao mundo e esperamos que eles venham representar a emoção da primeira edição dos Jogos Europeus. Como símbolos de Baku 2015, eles vão inspirar, emocionar e entreter uma nova geração de fãs de desporto no Azerbaijão e serão visíveis por toda a cidade no restante país nos próximos meses.”

Jeyran vai tornar-se o embaixador cultural dos Jogos, oferecendo aos visitantes um olhar sobre o rico património do Azerbaijão. Do alto das montanhas do Cáucaso às margens do Mar Cáspio, Jeyran guiará os visitantes de todo o país, mostrando-lhes tudo o que o Azerbaijão tem para oferecer.

Jeyran, a palavra do Azerbaijão para a gazela, é um símbolo da beleza natural do país, graça e pureza, uma vez que a gazela é uma espécie protegida no Azerbaijão.

Nar é amante do sol, uma romã brincalhona que cresceu fora da cidade de Goychay. Cheio de vida e energia, Nar adora praticar novos desportos e estará envolvido em toda a ação dos dos Jogos Europeus.

A romã simboliza a unidade do folclore do Azeri, e simboliza fortemente o colorido de Baku 2015.

Simon Clegg, Chefe de Operações de Baku 2015 considera que as mascotes são “um importante símbolo dos primeiros Jogos Europeus. Estamos muitos satisfeitos por lhes dar as boas-vindas à família Baku 2015.”

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais