A organização dos Jogos Europeus Baku 2015 anunciou hoje o Percurso da Chama, que terá início com uma cerimónia em Ateshgah, Azerbaijão, no dia 26 de abril, e revelou também pela primeira vez o design da Tocha e da Lâmpada de Baku 2015.

Numa celebração das paisagens, cultura e património do Azerbaijão, a Chama irá viajar por todo o país, espalhando o espírito dos Jogos Europeus, aquecendo os corações dos habitantes das 60 regiões do país.

O Azerbaijão é conhecido como a Terra do Fogo, por isso torna-se adequado que a Chama dos Jogos Europeus Baku 2015 seja acesa a partir do solo de Ateshgah, um antigo templo sagrado, nos arredores de Baku. A chama irá então viajar quase 5.500 km até chegar à Cerimónia de Abertura no dia 12 de junho, 47 dias depois de ter sido acesa.

A Tocha passará dentro de um raio de 1 hora de viagem de 99% da população do Azerbaijão, sendo esperadas milhares de pessoas nas celebrações diárias no percurso da Tocha.

Azad Rahimov, Ministro do Desporto e Juventude do Azerbaijão e CEO de Baku 2015 afirmou, “Os Jogos Europeus marcam um momento histórico para o desporto europeu e para o Azerbaijão. Será um marco no progresso do país como um Estado independente e membro progressivo da família europeia. Esta extraordinária jornada vai mostrar o melhor do Azerbaijão, passando por marcos naturais, culturais e desportivos das 60 regiões.”

Catherine Ugwu, Directora de Cerimónias de Baku 2015, disse que “o Percurso da Chama irá criar um impulso e excitação à volta dos primeiros Jogos Europeus. Irá marcar o ritmo para o que está por vir.”

Serão mais de 1.000 os portadores da Tocha e será transportada de autocarro, comboio funicular, bicicleta, metropolitano, barco e avião.

 

A Tocha – Um símbolo da cultura do Azerbaijão

A Tocha e a Lâmpada de Baku 2015 foi desenhada por Sebastian Bergne e tem direção artística de Yarat. Foram desenhadas projetadas e fabricadas, utilizando materiais e técnicas inspiradas nos trabalhos em metal tradicionais do Azerbaijão.

A tocha mede 66 centímetros de altura representa uma árvore de romã, ecoando a marca de Baku 2015. A cabeça de cobre que protege a chama também tem a forma de romã e as suas 50 sementes representam o número de nações participantes nos Jogos.

Em cada local, a Chama vai ser transferida da Tocha para a Lâmpada, a óleo, com base num design icónico Azeri, com motivos de uma árvore de romã, imagem da Tocha e dos Jogos.

Pode acompanhar o Percurso da Tocha no site próprio lançado a 26 de abril em www.baku2015.com.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais