O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 revelou esta segunda feira o nome do responsável máximo pelas Cerimónias de Abertura e Encerramento na capital nipónica.

Mansai Nomura foi o nome escolhido para coordenar todo o trabalho, quer para as cerimónias dos Jogos Olímpicos, bem como para as dos Jogos Paralímpicos. Trata-se de um ator profissional, de uma família de diretores de artistas ao longo de várias gerações. Foi apresentado como uma estrela do kyogen, o teatro japonês.

A composição da equipa de liderança é exclusivamente japonesa. O Comité organizador sugeriu que fossem concebidos espetáculos onde se deve misturar passado e presente, tradição e modernidade.

Mansai Nomura foi escolhido por um comité de seleção composto por 12 elementos. De acordo com a versão oficial, a sua “experiência” e o seu “conhecimento das artes clássicas e modernas japonesas” foram unânimes.

O presidente de Tokyo 2020, Yoshiro Mori, sugeriu também que o Japão poderia alterar os seus hábitos para os próximos Jogos e adotar o princípio de mudar para o horário de verão. Uma medida que teria a vantagem de avançar uma hora, em comparação com o sol, e reduzir ainda mais os efeitos do clima quente.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais