Canoagem, Ginástica acrobática, Ginástica de trampolins, Natação e Vela são as modalidades e disciplinas que já garantiram presença na Missão Portuguesa participante nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

O balanço dos atletas portugueses apurados é o seguinte, quando já se encontram finalizadas algumas fases de qualificação por modalidade e disciplina:

Canoagem – 1 masculino
Ginástica acrobática – 1 par misto
Ginástica de trampolins – 1 masculino
Natação – 2 femininos e 2 masculinos.

O Andebol de praia e o Futsal também se qualificaram, tanto em femininos como em masculinos, mas a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude só é acessível a duas equipas, uma por género, escolha que só acontecerá mais tarde.

A Vela tem ainda a fase de qualificação a decorrer, mas já garantiu um lugar na prova masculina de windsurf.

O apuramento final de todas as modalidades e disciplinas ficará concluído durante o mês de julho.

Os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 destinam-se a atletas nascidos entre 2000 e 2003 e serão disputados de 6 a 18 de outubro, em 36 disciplinas, de 32 modalidades. A competição integra 115 provas para o setor masculino, 104 para o setor feminino, 20 provas mistas e duas disputadas em regime open.

Em Buenos Aires 2018 surgem pela primeira vez no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude as modalidades de Escalada, Dança Desportiva, Karaté e Patinagem (velocidade).

O Comité Olímpico Internacional nomeou os olímpicos portugueses Luciana Diniz (Equestre) e Nuno Merino (Ginástica) como atletas modelo para Buenos Aires 2018, onde irão dar testemunho da sua experiência nos Jogos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais