Teve lugar esta manhã uma ação com atletas olímpicos na Escola EBI São Bruno, em Caxias, promovida pela Comissão de Atletas Olímpicos, Câmara Municipal de Oeiras e pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, onde Nuno Barreto, David Rosa e Jorge Paula deram a conhecer a mais de 150 crianças as suas experiências olímpicas. Também o paraciclista Fábio Inácio partilhou a sua vivência desportiva com os jovens. Este evento serviu também para apresentar um projeto conjunto da CAO e PNED, os Postais dos Atletas.

O medalhado olímpico Nuno Barreto falou sobre a sua experiência e trajeto até chegar aos Jogos, bem como o que representa viver por dentro os Jogos. Outro dos pontos que abordou foi a importância que os estudos têm e que mesmo seguindo uma carreira de nível internacional, deve procurar compatibilizar as duas vertentes.

Esse foi um tema também mencionado pelo olímpico David Rosa. Mestre em Educação Física, frisou aos mais jovens que nunca devem abandonar os estudos e que é possível seguir lado a lado as duas carreiras, desportiva e académica. O ciclista de BTT contou várias histórias da sua carreira, com apontamentos de humor, e mostrou fotos das suas provas, o que deliciou as crianças.

Jorge Paula destacou a importância do desporto e do atletismo teve na sua vida, dado que é originário de um bairro problemático, onde muitos amigos enveredaram por caminhos de marginalidade. Graças ao desporto, pôde seguir um caminho de sucesso. Espera em 2016 voltar aos Jogos, no Rio, e cumprir as suas metas, algo que revelou não ter conseguido em Londres.

Fábio Inácio, paraciclista (deficiência auditiva), começou no futebol mas duas fraturas nos pés fizeram-no optar pelo ciclismo. A sua meta é chegar aos Jogos pois apenas conta com uma experiência nos Jogos Surdolímpicos. Deu a conhecer aos jovens da Escola EBI São Bruno, a dedicação e sacrifícios que faz diariamente para chegar aos Paralímpicos, o seu grande sonho, do qual promete não desistir.

Os jovens alunos fizeram várias perguntas aos atletas, algumas das quais curiosas, como se costumam cumprir dietas rigorosas, se gostam mais de competir no verão ou inverno, quantas horas treinam por dia, se se sentem nervosos antes do início das provas, onde treinam e com quem, qual a sensação de ganhar uma medalha nos Jogos Olímpicos, se gostavam que um filho seguisse os seus passos, se podem fazer noitadas sendo atletas, qual o período mais difícil da carreira, entre outras.

João Neto, Presidente da CAO, foi o último a falar, dando a conhecer o projeto dos postais dos atletas e reforçou o papel social que os atletas devem ter, participando em iniciativas como a de hoje, funcionando como embaixadores do desporto e promotores dos seus valores.

 

 

O evento contou ainda com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Carlos Morgado, que deu início ao evento com um breve discurso.

Este encontro terminou com uma sessão de autógrafos onde para além dos atletas já mencionados, também os elementos da Direção da CAO e atletas olímpicos, João Neto, Joaquim Videira e Gonçalo Carvalho se juntaram aos restantes, para gaúdio dos jovens alunos, que levaram para casa vários postais autografados pelos seus novos heróis olímpicos.

Estes postais são uma iniciativa da CAO e PNED e visam promover valores de Ética no Desporto; Carreira Desportiva e Compatibilização da carreira desportiva com a carreira académica e/ou profissional. Serão distribuídos em ações em escolas que a CAO prevê realizar com regularidade ao longo do ano letivo, com o objetivo de promover os Atletas Olímpicos e as suas modalidades; potenciar a participação desportiva junto da população jovem; e contribuir para o enriquecimento da cultura desportiva nacional.

Estes postais têm como figura de destaque vários atletas olímpicos, cada um com um atleta olímpico em destaque. A saber:

?             Yahima Ramirez

?             Mariana Lobato

?             Fernando Pimenta

?             Beatriz Gomes

?             Telma Monteiro

?             David Rosa

?             Gonçalo Carvalho

?             Jorge Paula

?             Luís Feiteira

?             João Rodrigues

?             Nuno Barreto

?             Manuel Cardoso

?             João Neto

?             Joaquim Videira

Patrocinadores/Parceiros Nacionais