Foi um fim-de-semana de ouro para o desporto português, com vários atletas em destaque em modalidades como o Judo, o Triatlo e o Motociclismo. No Grand Slam de Paris de Judo, Telma Monteiro conquistou o Ouro, pelo segunda vez na sua carreira, enquanto Célio Dias assegurou o bronze na sua categoria. No Triatlo, João Pereira venceu a Taça do Mundo de Alanya, na Turquia, enquanto no Motociclismo, Miguel Oliveira venceu pela 4ª vez esta temporada um Grande Prémio de Moto 3, desta vez na Austrália, mantendo-se na corrida pelo título mundial.

Começando pelo Judo, Telma Monteiro (-57kg) mostrou estar na sua melhor forma ao conquistar a Medalha de Ouro no Grand Slam de Paris. Telma começou por eliminar a argentina Gabriela Narvaez deixando de seguida para trás Ivelina Ilieva(BUL), Hedvig Karakas (HUN),  Tsukasa Yoshida (JPN) e finalmente, na final, venceu a atleta da Mongólia Somiya Dorjsuren. Somiya era uma judoca muito bem posicionada internacionalmente vencedora dos Masters de Tymen e Marrocos em 2013.

Já Célio Dias, na categoria de -90kg, assegurou a Medalha de Bronze. Célio venceu por “ippon” em 20 segundos, o adversário chinês Xunzhao Cheng, na repescagem, depois de ter sido derrotado por Otgonbaatar Lkhagvasuren da Mongólia no quarto combate que cumpriu nos tatamis franceses ao longo do dia.

Este domingo, Célio eliminou num primeiro combate o russo Alexander Grigorev, seguindo-se o letão Aigars Milenbergs e o japonês Daiki Nishiyama. O português, 27.º do ranking mundial, enfrentou na repescagem Aleksandar Kukolj da Sérvia, lutando pelo bronze medalha que conquistou. Todas as cinco vitórias de Célio foram conseguidas por Ippon.

 

João Pereira vence Taça do Mundo de Triatlo na Turquia

Disputou-se este fim de semana em Alanya, Turquia, uma das etapas da Taça do Mundo de Triatlo, onde João Pereira se assumia como um dos principais candidatos ao pódio final da prova masculina. O triatleta do Benfica, 8º no mundial de triatlo este ano, mostrou superioridade sobre toda a concorrência e reafirmou o valor que tem vindo a demonstrar nas últimas épocas. É a primeira vitória de João Pereira numa etapa da Taça do Mundo de Triatlo. O último triatleta Nacional a conquistar este feito foi João Silva em Monterrey, México, em 2010. O pódio final ficou completo com Kristian Blummenfelt (NOR) e Kyle Jones (CAN) a ocuparem a segunda e terceira posições, respectivamente.

 

Miguel Oliveira vence na Austrália

O piloto português Miguel Oliveira, em KTM, somou na madrugada deste domingo a quarta vitória da temporada em Moto3, ao triunfar no Grande Prémio da Austrália, resultado que permite ao jovem de Almada a subida ao segundo posto do campeonato Mundial, por troca com Enea Bastianini, mas também adiar a festa de Danny Kent, que agora fica com 40 pontos de avanço no topo da classificação, precisamente para o piloto português.

Grande dominador da corrida de Phillip Island, Miguel Oliveira manteve-se sempre muito tranquilo na frente da prova, ao passo que Kent e Bastianini acabaram por deitar tudo a perder a poucas voltas do final, quando ambos chocaram com estrondo numa das curvas do “miolo” do traçado.

De referir que este é o quarto pódio consecutivo de Miguel Oliveira, o sétimo da temporada, quando faltam agora disputar dois Grandes Prémios (Malásia e Comunidade Valenciana). Assim, com 50 pontos em disputa para o vencedor, o português sabe que não depende de si para ser campeão, mas também sabe que agora é o único que pode efetivamente desafiar Danny Kent na luta pelo ceptro Mundial. Resta ao português vencer as duas provas que restam e esperar que Kent faça apenas 9 pontos nos GP’s em falta.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais