Realizou-se no auditório da cidade desportiva do SC Braga o segundo workshop de literacia financeira. A acção, promovida pela Comissão de Atletas Olímpicos e pelo Comité Olímpico de Portugal, foi ministrada por Diogo Luís, consultor financeiro e ex-jogador profissional de futebol e pelo Dr. Silvério Mateus, reconhecido especialista em direito fiscal.

A iniciativa visou capacitar os atletas nas áreas da gestão financeira e fiscalidade, dotando-os de ferramentas para que possam assegurar estabilidade financeira, no presente e no futuro, importante fator para a preparação da transição para o pós-carreira Desportiva.

O atleta de taekwondo Júlio Ferreira destacou “a importância destas ações para que os atletas estejam mais informados e preparados para gerir as suas finanças pessoais, com o objetivo de garantir alguma estabilidade financeira para o futuro. Felicito a CAO e o COP pela preocupação que tem vindo a demonstrar com os atletas nestas e noutras temáticas”.

Este workshop resulta do projeto Shaping Role Models, que visa proporcionar aos atletas uma alfabetização adequada ao nível da Literacia Financeira, a fim de garantir uma fluída e adequada transição para o seu pós-carreira desportiva, bem como evitar a vulnerabilidade no que diz respeito à manipulação de resultados e ao doping.

Estas ações marcam o início de um serviço de apoio personalizado aos atletas nestas áreas.

Nota biográfica dos formadores:
Dr. Diogo Luís – Literacia Financeira:
Consultor financeiro na Golden Wealth Management e comentador na Bola TV, com experiência considerável no sector financeiro, tendo desempenhado funções em dois bancos de investimento: Banco BiG e Banco Best. Foi jogador profissional de futebol em clubes como Sport Lisboa e Benfica, Estoril Praia, Leixões, Alverca e Beira Mar. Enquanto profissional de futebol, conciliou e terminou a licenciatura em economia na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.Dr. Silvério Mateus – Fiscalidade:
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa em 1980. Foi funcionário do Ministério das Finanças/Administração Fiscal, de cujos quadros se aposentou com a categoria de subdirector geral. Como funcionário e dirigente integrou diversos departamentos e serviços da Administração Fiscal, tendo desempenhado também funções judiciárias de agente do Ministério Público e de representante da Fazenda Pública no Tribunal Tributário de Lisboa. Foi membro da Comissão que elaborou o Código do IVA e legislação complementar, tendo sido destacado para a Comissão Europeia e para outros países comunitários, no âmbito da adesão de Portugal à CEE, a fim de analisar os sistemas aí em vigor em matéria deste imposto. Participou noutras comissões, nomeadamente para elaboração da Lei Geral Tributária, do Código de Processo Tributário, da Reforma dos Impostos sobre o Património, entre outros diplomas legais. Foi docente universitário de Direito Fiscal e de Direito Processual Administrativo e Fiscal. Autor e coautor de diversas publicações versando matérias fiscais.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais