É já amanhã que começa a 28ª Universíada de Verão que irá decorrer até 14 de julho em Gwangju, na Coreia do Sul. A missão portuguesa, chefiada pela presidente da Federação Académica do Desporto Universitário, Filipa Godinho, é composta por 46 atletas, 12 treinadores e 11 oficiais, que vão competir em dez modalidades.

De entre os atletas presentes, destaque para aqueles que estão ou já estiveram integrados no Projeto de Preparação Olímpica Rio 2016, como Filipa Martins, na Ginástica Artística, Diogo Ferreira, Salto à Vara (Atletismo), ou os vários atletas da modalidade de Taekwondo (Rui Bragança, Júlio Ferreira, Joana Cunha, Mário Silva, Joana Cunha e Jean Michel Fernandes), dois deles medalhados em Baku (Ouro para Rui Bragança e Bronze para Júlio Ferreira).

A delegação portuguesa em Gwangju integra na totalidade dez modalidades: Andebol (masculino), Atletismo, Ginástica Artística, Esgrima, Judo, Natação, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa e Tiro com Arco, num projeto de participação e seleção dos estudantes-atletas, definido com as respetivas federações desportivas.

Portugal participou pela primeira vez nas Universíadas de Verão em 1955 e desde então tem tido uma presença regular nesta competição. Com a fundação da Federação Académica do Desporto Universitário, em 1990, esta participação passaria a ser coordenada por esta federação. E assim se tem verificado desde 1991.

A FADU foi responsável pela participação nacional pela primeira vez na 16ª Universíada realizada em Sheffield’91, em Inglaterra. A comitiva portuguesa era composta por um total de 40 pessoas, entre os quais 30 atletas e dez oficiais), nas modalidades de Atletismo, Esgrima, Ginástica e Natação. A Delegação foi chefiada pelo Prof. Dr. Manuel Ribeiro da Silva.

Desde então, Portugal acumulou um total de 28 medalhas, dez de ouro, dez de prata e as restantes oito de bronze, 18 das quais foram atribuídas na modalidade de Atletismo, a grandes atletas do nosso quotidiano como Sara Moreira, Nelson Évora, Jéssica Augusto ou Naide Gomes, mas onde se destacam também nomes de outras modalidades como Fernando Pimenta, Alexandre Yokochi, Pedro Soares ou o primeiro medalhado de sempre, Fernando Almada, no Judo em 1967.

Também o Judo ganha grande destaque nesta competição, assim como a Natação e a Ginástica Artística, provas que acabam por ser inseridas na preparação para os Jogos Olímpicos dos vários atletas, como acontece também este ano.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais