O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal (COP), que desde 2013 tem a missão preservar a história e a memória do desporto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao Movimento Olímpico, disponibiliza a partir desta data um conjunto mais alargado de documentação e provas fotográficas.

Pela sua extensão, o trabalho de tratamento, organização, descrição e disponibilização na plataforma digital www.arquivo.comiteolimpicoportugal.pt/ tem sido realizado por períodos temporais, respeitando-se a organização por Ciclos Olímpicos.

Às cerca de 70 000 imagens disponibilizadas em dezembro de 2014, referentes ao período cronológico de 1919 a 1964, juntou-se no ano seguinte, a documentação datada entre 1964 a 1988, num total de 141 mil documentos.

Atualmente é possível aceder e consultar documentação datada até 1996, num total de 188 718 ficheiros digitais, dos quais se destacam 186 249 imagens do fundo do COP e 2 469 provas fotográficas.

Para além da documentação do fundo do COP, é já possível aceder às descrições de dois espólios que foram entretanto doados ao Comité Olímpico de Portugal. O espólio do Conde de Penha Garcia e o espólio do Professor Doutor Trovão do Rosário, cuja digitalização dos documentos mais importantes está a ser realizada.

Ao disponibilizar o seu Arquivo Histórico, o COP pretende tornar acessível informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do Olimpismo em Portugal.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais