O Comité Olímpico de Portugal (COP) disponibiliza a partir de hoje, dia 4 de dezembro de 2015, um segundo conjunto de documentos do seu arquivo histórico através da plataforma online www.arquivo.comiteolimpicoportugal.pt/.

À documentação disponibilizada a 29 de dezembro de 2014, cerca de 70 000 imagens referentes ao período cronológico de 1919 até 1964, juntam-se agora os documentos datados de 1964 a 1988. No total, os interessados poderão consultar cerca de 141 mil documentos.

Ao disponibilizar o seu Arquivo Histórico o COP pretende tornar acessível informação e documentação à comunidade científica e académica, mas também ao público em geral, promovendo e incentivando o estudo e a publicação de obras no domínio do desporto e do olimpismo em Portugal.

A próxima fase de disponibilização de documentação está já em fase de preparação e prevê-se que no primeiro semestre de 2016 possa ser colocada a consulta a restante documentação do Arquivo Histórico, isto é, mais 85 000 documentos e 1 900 recortes de imprensa, referentes ao período de 1988 a 1992.

O Arquivo Histórico tem por missão preservar a história e a memória do desporto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao movimento olímpico, tornando-o acessível a todos e à distância de um clique.

O Arquivo Histórico do Comité Olímpico de Portugal [ACOP], criado sob o princípio orientador de valorizar socialmente o desporto, sensibilizar a sociedade civil para a importância educativa, social e cultural do desporto e mobilizar os cidadãos para aprofundar o seu envolvimento com o desporto, resulta de uma parceria com o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e envolve a classificação, tratamento, arquivo e descrição de todo o acervo existente através do trabalho de documentalistas e arquivistas devidamente qualificados.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais