O Comité Olímpico de Portugal recebeu uma turma de 1.º ano da licenciatura em Gestão do Desporto da Universidade Europeia para uma sessão relacionada com o “Olimpismo e a Sociedade Contemporânea”.

Os cerca de 20 alunos foram orientados por Rita Nunes, Diretora do Departamento de Estudos e Projetos do Comité Olímpico de Portugal, que começou por realizar o enquadramento histórico sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade e o ressurgimento, através de Pierre de Coubertin, dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, como parte integrante da reforma do sistema de educação que pretendia implementar em França.

A visão, missão, valores e princípios do Comité Olímpico Internacional e do Comité Olímpico de Portugal foram também objeto de análise, a que se seguiu a descrição dos projetos desenvolvidos de forma permanente pelo Comité Olímpico de Portugal. Para além das participações em eventos multi-desportivos, os alunos da Universidade Europeia ficaram a conhecer os projetos no âmbito da preservação da memória Olímpica; os projetos de investigação e publicação; os projetos educativos e os projetos de sustentabilidade.

O período de debate com os alunos foi centrado maioritariamente na relação entre os Jogos Olímpicos e a sociedade. Os jovens ficaram a conhecer momentos marcantes em que a história Olímpica se cruza com a história cultural, política, social, tecnológica e científica.

A fechar, o atleta Olímpico Joaquim Videira acompanhou os alunos na visita ao espólio de tochas e mascotes Olímpicas disponível na sede do Comité Olímpico de Portugal.

 

Artigos Relacionados

Patrocinadores/Parceiros Nacionais