Os membros da Comissão da Cultura, Ciência, Educação e Comunicação Social – Subcomité de Educação, Juventude e Desporto -, do Conselho da Europa, estiveram reunidos em Estrasburgo.
Um dos objetivos da reunião foi o da criação da Aliança Parlamentar para a Boa Governança e Integridade no Desporto.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) esteve representado pelo Diretor-geral, João Paulo Almeida.

Este grupo de trabalho integrará várias instituições internacionais que trabalham pela transparência e integridade no Desporto.

A Aliança deve ser, antes de tudo, um órgão interparlamentar, um fórum de legisladores aberto a outros parceiros, que partilhem os valores de integridade, democracia, inclusão, transparência e responsabilidade pública no desporto. Em termos geográficos, a adesão à Aliança não deve limitar-se à Europa, considerando que as convenções relevantes do Conselho da Europa têm um âmbito global.
 
A Aliança só será credível e eficiente a nível internacional se for capaz de funcionar diretamente com os parlamentos nacionais, que deverão ter competências para escrutinarem a aplicação das leis no âmbito da integridade no desporto.

Os membros presentes na reunião discutiram uma abordagem estratégica e as disposições operacionais para uma aliança parlamentar eficaz e sustentável.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais