Maior evento nacional de divulgação e promoção do olimpismo decorre até 3 de Junho

O primeiro dia da Semana Olímpica foi marcado pela Cerimónia de Abertura onde foi acesa a Chama Olímpica, em pleno Estádio do Jamor, junto à Porta da Maratona. O momento simbólico do acender da chama teve como protagonista o Padrinho do evento, o campeão olímpico, Nélson Évora, perante o olhar atento de centenas de crianças que marcaram presença no arranque do evento que tem lugar pelo quarto ano consecutivo. A Semana Olímpica decorrerá de 26 de Maio a 3 de Junho, no Complexo Desportivo do Jamor, e vai reunir mais de 6.000 jovens estudantes do 1º, 2º e 3º ciclo.

A Cerimónia de Abertura contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, da representante da Comissão de Atletas Olímpicos, que organiza este evento, a atleta olímpica Susana Feitor, bem como dos olímpicos Nuno Delgado e Mário Aníbal.

A chama percorreu as mãos de todos os atletas presentes até ser entregue a Nélson Évora, que teve a seu cargo a tarefa de acender a Pira Olímpica, que irá manter-se acesa até ao próximo dia 3 de Junho, quando terminarem as comemorações da Semana Olímpica.

Após a cerimónia iniciaram-se as actividades desportivas, que são o maior foco de interesse dos jovens que vão passar no Jamor ao longo da semana. Os atletas olímpicos presentes foram também monitores das várias actividades, ajudando os mais novos a iniciarem-se nas modalidades em exibição: Atletismo, Andebol, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Ginástica, Golfe, Hóquei em Campo, Judo, Lutas Amadoras, Natação, Pentatlo Moderno, Remo, Râguebi, Taekwondo, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Vela e Voleibol.

Ao longo da semana mais atletas olímpicos, já qualificados para os Jogos de Londres 2012, irão passar pelo Jamor e confraternizar com os jovens, para lhes dar a conhecer as suas modalidades e promover o gosto pela prática das mesmas, para além da divulgação dos valores e ética do Desporto.

Existe ainda uma exposição que dá a conhecer as várias modalidades olímpicas, a sua história, bem como os Trajes Oficiais para a Missão Londres 2012 e os equipamentos de competição da maioria das Federações olímpicas portuguesas.

A Semana Olímpica terminará no dia 3 de Junho com a associação ao evento Mexa-se na Marginal, da Câmara Municipal de Oeiras, onde será promovida a experimentação das modalidades olímpicas e onde os participantes terão oportunidade de desejar boa sorte aos atletas olímpicos, num mural produzido para o efeito.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais