Sob o olhar atento de todo o mundo, e em particular das largas dezenas de milhares de espectadores que enchiam por completo o complexo de Marina Bay bem no centro da cidade de Singapura, realizou-se hoje entre as 13h10 e 15h15 de Portugal Continental, 20h10 e 22h15 horas locais a Cerimónia de Abertura dos Primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Singapura. 

Assistiu-se a um Evento verdadeiramente espectacular, que combinou fantásticas coreografias musicais, luz e multimédia estando envolvidos mais de 7000 voluntários. Recorde-se que estes Jogos Olímpicos da Juventude decorrerão entre 14 e 26 de Agosto, movimentando cerca de 3600 Atletas, num universo de 204 nações, competindo entre si em 26 modalidades. 

A Missão Portuguesa composta por 34 elementos, assistiu com emoção à entrada da bandeira Portuguesa no desfile, pelas mãos do porta-estandarte, o Atleta Mário Silva. 

O Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Comandante Vicente Moura, presente em Singapura, referiu nesta ocasião: «a criação dos Jogos Olímpicos da Juventude é a concretização de uma ideia de grande alcance e algo que representa um salto em frente na universalidade do desporto Olímpico». 

As competições iniciam-se já amanhã e Portugal terá os seguintes Atletas em prova: Ana Rodrigues, Maria Rosa, Alexis Santos e Gustavo Santa (todos da natação), Patrícia Batista (remo) e Raquel Rocha (triatlo). 

O Presidente do COP concluiu, «desejando as maiores felicidades desportivas a todos os Atletas Portugueses, estando certo que esta oportunidade será certamente um marco inesquecível nas suas vidas». 

A cerimónia terminou com o tradicional momento do acender da chama Olímpica, antecedida das palavras do Presidente do Comité Olímpico Internacional, Jacques Rogge, que referiu a importância dos valores da Excelência, Amizade e Respeito, neste novo capítulo da cultura Olímpica, acrescentando ainda a diferença entre Vencer e ser Campeão, a importância de ser um exemplo inspirador para os outros, defendendo acima de tudo a ética e a honestidade desportivas.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais