Realizou-se no  dia 22 de Novembro, no Complexo Desportivo do Jamor, na presença  de cerca de 200 alunos das escolas, St. Peter’s de Palmela e EB1 Armando Guerreiro de Linda-a-Velha, a cerimónia de abertura da Semana Olímpica 2010.

A semana olímpica é organizada pela Comissão de Atletas Olímpicos, com o apoio de várias entidades das quais se destacam: Comité Olímpico de Portugal, Instituto do Desporto de Portugal, Desporto Escolar, Complexo Desportivo do Jamor, Porto de Recreio de Oeiras e, em especial, as federações e patrocinadores que se associaram à iniciativa.

A abertura oficial foi protagonizada pelo Judoca Nuno Delgado, medalhado nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e padrinho do evento, que acendeu a pira olímpica  com a ajuda dum jovem aluno e desejou a todos os participantes uma boa experiência do que é o espírito olímpico.

No seu discurso, o Presidente da CAO, Nuno Barreto, agradeceu a todos as entidades que tornaram possível a realização da Semana Olímpica 2010, bem com a adesão das escolas, professores e alunos. Em 2010 são esperados 1400 alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade, que irão experienciar várias modalidades olímpicas. O primeiro dia de actividades foi um sucesso com a presença das Federações de Canoagem, Taekondo, Triatlo, Ruby, Atletismo, Remo e Vela, tendo envolvido cerca de 200 alunos. As actividades continuaram a decorrer até dia 27 de Novembro.

O Assessor do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto e antigo atleta olímpico, Nuno Laurentino, enalteceu a Semana Olímpica como forma de partilha dos valores olímpicos entre os atletas olímpicos e os jovens alunos. Estiveram presentes Francis Obikwelu, Naide Gomes, João Silva, Bruno Pais, Joana Pratas, Mário Aníbal, Simão Morgado e os atletas do Projecto Olímpico Mariana Lobato e Francisco Andrade.

O evento organizado pela Comissão de Atletas Olímpicos engloba diversas actividades:

– Exposição Olímpica, 20 – 28 de Novembro;

– Programa “1 dia com as estrelas”, 22 – 27 de Novembro;

– Encontro Nacional de Atletas Olímpicos (ENAO) 28 de Novembro;

Patrocinadores/Parceiros Nacionais