Celebra-se esta segunda-feira, 12 de janeiro, o dia em que ficam a faltar precisamente 2020 dias para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. E a organização assinalou o dia lançando o Countdown oficial que culminará com os Jogos da XXXII Olimpíada e juntando centenas de jovens de 20 anos para formar um 2020 gigante.

Este número de grandes dimensões foi o resultado de um desafio lançado por atletas olímpicos e não olímpicos nipónicos para que jovens de 20 anos participassem neste dia de celebração em frente à sede do Comité organizador dos Jogos. Simultaneamente, foram ainda feitas outras ações de celebração na região de Tohoku, a zona afetada pelo terramoto e tsunami de 2011.

Hoje foi ainda feriado nacional no Japão, para a celebração da Idade da Maioridade, que é celebrada por todos aqueles que no ano anterior atingiram os 20 anos de idade. Os eventos festivos são organizados todos os anos, na segunda segunda-feira de janeiro, pelos municípios, e a população feminina veste os célebres kimonos japoneses.

Para Koji Murofushi, Diretor Desportivo dos Jogos de Tóquio 2020, esta é uma coincidência extraordinária. “É fantástico que por mero acaso o feriado coincida com o dia em que estamos a 2020 dias dos Jogos, porque assim reunimos um número infindável de jovens que representam sonhos, esperanças e expectativas rumo aos Jogos. Tóquio 2020 é sobre inspirar os jovens através do desporto”.

Foram vários os atletas olímpicos nipónicos que participaram nesta celebração, entre eles o medalhado de Londres 2012, o nadador Kosuke Hagino. “Estamos muito satisfeitos por ter ajudado a reunir tantos jovens de 20 anos, apesar do dia muito frio que se fez sentir. Permitiu perceber o aumento de interesse e expectativas face aos Jogos Olímpicos de 2020. Espero poder ganhar a medalha de ouro em Tóquio 2020 para retribuir o apoio que hoje senti”.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais