Três medalhas individuais (2 Ouro, 1 Prata, 2 Bronze) e uma medalha por equipas (Ouro) foi o resultado do Campeonato da Europa de Atletismo, que se realizou em Amesterdão, Holanda, para a seleção nacional.

Na prova da Meia-Maratona que se disputou hoje, Portugal brilhou com três medalhas e viu a bandeira nacional subir bem alto. Sara Moreira sagrou-se Campeã da Europa e Jéssica Augusto terminou com o Bronze.

Sara Moreira venceu a corrida isolada, depois de uma primeira parte cautelosa, onde a turca Esma Aydemir chegou a liderar com alguma distância. Ainda antes do 15.º quilómetro, Sara Moreira isolou-se e foi aumentando a sua vantagem até à meta, que cortou em 1:10.19 horas, com 16 segundos de vantagem sobre a italiana Veronica Inglese. Jéssica Augusto terminou com 1:10.55.

Na Taça da Europa, realizada conjuntamente, Portugal ganhou coletivamente, contando também com o 12º lugar de Dulce Félix, que terminou com o tempo de 1:12.39. Marisa Barros terminou em 46º com 1:15.53 e Vanessa Fernandes em 60º, com 1:17.27.

Esta tarde Portugal brilhou também no Triplo Salto com duas atletas a grande nível. Patrícia Mamona sagrou-se Campeã Europeia com 14.58 e batendo o Recorde Nacional da especialidade, marca conseguida ao sexto salto. Em prova esteve também Susana Costa que bateu o seu Recorde Pessoal e terminou em 5º lugar com 14.34 metros.

Ao mesmo tempo que se disputava a final do Triplo Salto disputava-se também a final do Lançamento do Peso onde o atleta português Tsanko Arnaudov conquistou a Medalha de Bronze com 20.59 metros, conseguidos logo no primeiro lançamento. Trata-se de uma medalha histórica, uma vez que é a primeira medalha para Portugal no Lançamento do Peso, em Campeonatos da Europa ao ar livre.

A primeira das seis medalhas alcançadas por Portugal surgiu na sexta-feira por intermédio de Dulce Félix que conquistou a Medalha de Prata na prova de 10.000 metros. Aos 33 anos, a campeã de 2012 voltou aos grandes resultados batendo o seu Recorde Pessoal, que é agora de 31.19,03 minutos. Também nesta prova Salomé Rocha foi 12ª com 32:57.44 minutos e Sara Moreira desistiu perto do final.

Destaque ainda também para Marta Pen que terminou a final da prova de 1.500 metros em 5º lugar com 4:34.41 minutos.

Patrocinadores/Parceiros Nacionais